terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Freguesia do Ó é Rosas de Ouro!





Rainha da bateria -Ellen Rocche



CACAU
Um grão precioso que virou chocolate sem duvida, se transformou no melhor presente!


A origem e consumo de Cacau remonta à América Central, actual zonas do México e Guatemala, já que era aqui se localizavam a Civilização Maia, Oltecas e sobretudo os Asteca, datado do séc. VI a. C. . Este último povo utilizou o Cacau pela primeira vez como bebida, era fria e espumosa, designando-a de "Choco - latl" ou "Tchocolath" ou ainda "Xocolatl". A curiosidade de os homens provarem tal fruto veio da observação dos macacos, porque estes sugavam a polpa do Cacau. Assim, os aztecas criaram uma bebida nutritiva que recorria a especiarias, acompanhas com papas de milho e vinho de acordo com o gosto, sobretudo do rei Asteca Moctezuma II, já que este escolhia um prato entre 100 possibilidades apresentadas, comia frutas, bebia e comia Cacau, fumava (uma espécie de cachimbo feito de bambu, onde se colocava tabaco, carvão e aromatizantes), sendo servido por quatro mulheres. Este alimento só era utilizado na América para fazer uma bebida que só podia ser consumida por uma parte da população, sendo a sociedade azteca era composta por escravos, camponeses, comerciantes, artesãos, funcionários, senhores, sacerdotes e o imperador. Embora todo o povo azteca cultuasse o Deus Quetzalcoat (símbolo da união da terra e céu, conhecido por mil aparências, síntese entre quetzal - pássaro de plumas e coalt - serpente) por ter oferecido o Cacaueiro aos homens, celebrando as colheitas com rituais de sacrifícios humanos dando de beber às vítimas taças de Chocolate; porque era considerado "o Alimento dos Deuses". Esta era a bebida favorita dos imperadores aztecas, considerados deuses e o controle das bebidas fermentadas era muito grande, só podendo ser consumidas em dia de festas rituais.

http://www.revistamedica.8m.com/histomed151.htm




CACAU

Um grão precioso que virou chocolate sem duvida, se transformou no melhor presente!


É tão doce sonhar
E recordar a própria história
Eu, que já fui dádiva celestial
Em misteriosas civilizações
Fui batizado de cacau
Caminhei entre Maias e Astecas
Consagrei o meu "valor"
Caí na graça e no gosto
Na taça do imperador

A nobreza da Europa, eu conheci
E num tal "mexe-mexe", eu me vi
Ganhei um gosto especial
A mistura "deu carnaval"!

Sou rei entre os presentes
Se for falar de paixão
Nos sentidos dessa gente
Posso tocar um coração
Agradeço a cada sonhador
Que me deu forma, brilho e cor
Estou aqui pra festejar
Hoje sou o símbolo da vida,
Renasci nessa avenida
Na escolha popular

Ta na boca do povo:
"O Cacau é Show"!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!


Parabéns!


Rosas de ouro campeã do carnaval paulista 2010


Fotos

g1.globo.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário