quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Abelardo da Hora





Abelardo da Hora
Um homem, mil histórias



Com 85anos e em plena vivacidade e atividade artística, Abelardo da Hora viaja com sua Exposição itinerante


" AMOR & SOLIDARIEDADE"



Considerado por muitos como sendo”Mestre dos artistas”,Abelardo além de escultor é gravador,desenhista e ceramista, tendo entre suas obras, o monumento aos heróis da revolução pernambucana de 1817 e o monumento a zumbi dos Palmares, tendo sido condecorado com a comenda da Ordem de Rio Branco, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 27/04/1995.

Esse artista que afirma: “ O amor eu dedico as mulheres e a solidariedade ao povo brasileiro” está com algumas de suas obras em exposição no vão livre do MASP- Museu de Arte de São Paulo - em comemoração aos 60 anos de sua primeira exposição.

As obras expostas possuem aspectos contraditórios: esculpidos em silhuetas voluptuosas os nus femininos revelam uma mulher ardente, romântica e algumas vezes solitária, se opondo ao sofrimento e a dor de retirantes nordestinos com seus corpos fragilizados e entregues ao acaso.


Entretanto, podemos notar que em ambas as situações por mais distantes que possam parecer o sentimento de amor bem como o de caridade estão presentes em todas as obras.



Tendo uma trajetória de vida ligada as questões políticas e sociais, Abelardo teve seu nome associado ao Partido Comunista e ajudou a fundar o Movimento de Cultura Popular- MPC em Recife, que serviu de inspiração para outros movimentos e ações culturais no pais.



No auge do MPC, em 1962, Abelardo criou um dos seus mais expressivos trabalhos: a série de 22 desenhos a bico de pena, intitulado” Meninos do Recife” que tinham como compromisso social, retratar a miséria física das crianças de rua, bem como o flagelo cultural do povo brasileiro, que em plena ditadura militar tinham suas manifestações sociais, culturais e políticas reprimidas.Tal repressão militar convergiu na queima e destruição de boa parte da coleção “Meninos do Recife”.



A vida desse artista segue uma trajetória de desafios, conquistas e vitórias, com uma participação atuante nas esferas culturais e sociais do pais sendo hoje, um dos raros expressionista brasileiros em atividade.


Sob a concepção do Instituto Abelardo da Hora, esta é uma grande mostra retrospectiva, idealizada para celebrar as seis décadas da primeira exposição deste mestre, um dos marcos fundamentais da arte moderna brasileira que, aos 85 anos, é um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil.


Apresentando diversas fases do artistas, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto as várias faces de um gênio das artes plásticas brasileiras, suas temáticas e suas preocupações como criador e como cidadão.


FICHA TÉCNICA

Exposição Amor e Solidariedade60 Anos da Primeira ExposiçãoIndividual de Abelardo da HoraOBRAS:50 esculturas;3 séries temáticas de desenhos;1 série de desenhos diversos;3 conjuntos escultóricos;2 salvas circulares em gesso;5 bacias cerâmicas;3 jarros cerâmicos.TOTAL130 obras.PESO TOTAL:25 toneladas.

www.iah.org.br

MASP

Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP Telefone


Fax 55 - 11 - 32515644


Próximo à estação de metrô Trianon-MASP


Projeto SP Arte- A.C.Esteves


Um comentário: