sábado, 23 de janeiro de 2010

Memorial da Resistência de São Paulo


Memorial da Resistência de São Paulo




Para celebrar o primeiro ano do Memorial da Resistência de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura e a Pinacoteca do Estado de São Paulo lançam, em 23 de janeiro, um livro e um vídeo sobre a instituição. Inaugurado em janeiro de 2009, o espaço é dedicado à preservação das memórias da resistência e repressão políticas do Brasil republicano, e está instalado na Estação Pinacoteca – edifício ocupado, de 1940 a 1983, pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – DEOPS/SP.


A publicação Memorial da Resistência de São Paulo, com 272 páginas, é ricamente ilustrada, e apresenta todos os passos da implantação do projeto museológico. O livro está dividido em quatro partes. A primeira traz palavras dos responsáveis pela institucionalização do Memorial, entre eles José Serra, Governador do Estado de São Paulo; João Sayad, Secretário de Estado da Cultura; e Luiz Antonio Guimarães Marrey, Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. A segunda apresenta a trajetória que precedeu a implantação do Memorial. Depois, textos explicam os passos interdisciplinares e multiprofissionais que nortearam criação da instituição. Por último, o livro trata da construção da memória política por meio do Memorial da Resistência.


Entre os autores dos textos, estão Kátia Felipini Neves, Maria Luíza Tucci Carneiro, Ivan Seixas e Maurice Politi. A coordenação editorial é de Marcelo Mattos Araujo e Maria Cristina Oliveira Bruno. Já os ensaios fotográficos levam as assinaturas de Pablo Di Giulio e Nair Benedicto.
Além do livro, o Memorial lança também um vídeo institucional, que apresenta o espaço e as atividades que têm sido realizadas dentro do seu programa museológico. A partir de 23 de janeiro, tanto o vídeo (R$ 5) quanto o livro (R$ 35) podem ser adquiridos na loja da Estação Pinacoteca.


Vale lembrar que, até maio de 2010, segue em cartaz no Memorial da Resistência a exposição Marighella, que lembra os 40 anos da morte do guerrilheiro comunista. Por meio de fotos, textos e vídeos, é possível conhecer mais sobre a vida de um dos ícones do combate à ditadura no Brasil.



Memorial da Resistência de São Paulo

Estação PinacotecaLargo General Osório, 66

LuzFone: 3324-0943/0944Funcionamento:

Terça-feira a domingo, das 10h às 17h30


Acesso a portadores de deficiência.

Estacionamento pago -Entrada Gratuita.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEC Data: 18/01/2010


Um comentário: