sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Elói Carmezini - a arte em pessoa

Elói Carmezini - a arte em pessoa

Elói Inácio Carmezini nasceu em 24 de setembro de 1942, em Tijucas, estado de Santa Catarina , num lugarzinho chamado Pinheiral, localizado no município de Major Gercino (SC).


Fanático pela arte é: autodidata, escultor, escritor e pintor.


Como escultor, aprendeu o ofício desde pequeno aos 8 anos. Em suas obras faz transcender sua satisfação íntima, embebida de muito sentimento para serem saboreadas com os olhos e o coração. Também possui noções de desenho, perspectiva e sombreamento. Os desenhos de “papel” canson somam-se as centenas.


Ao pintar um grande contingente de cores que dançam em suas telas; aparecem ora como pinturas abstratas, ora com o formato de pessoas.


O espaço, o tempo, conflito e personagens são elementos que constituem pequenas histórias em seus contos publicados na internet (http://www.carmezini.com.br/), que foram vivenciadas por ele, ou traduzem o imaginário do autor. Seus personagens se misturam nos mais variados assuntos com pitadas de humor, ou malícia; e outras histórias carregam tons de crítica e polêmica.

Autodidata, aprendeu sozinho mergulhado em gramática e livros, idioma e a cultura de vários povos. Não queira conversar em grego com ele, pois até quem estudou fica perdido! Atualmente, possui como “hobby” a pesquisa e a compra de livros antigos de literatura pela internet; como primeira edição ou edições importantes de clássicos literários, gramáticas ou livros de nossa história. Neste contexto, seu autodidatismo o levou a aprender a computação gráfica e programação, o que auxilia na criação de novas capas para estes livros antigos.


Teve várias de suas obras publicadas e seus trabalhos expostos em inúmeras exposições por Santa Catarina e Paraná. Porém, um incêndio que destruiu sua casa nos Açores, Pântano do Sul- Florianópolis, em 1999, levou todos seus registros relativo a prêmios, exposições, menções, etc... Mas nada disso o abateu! A obra em escultura e pintura ultrapassa um milhar!!! Tendo o convívio com este artista, sei que este número cresce a cada dia! Há muito vigor artístico, há muita obra para se mostrar! Sua mais nova dedicação é esculpir um vaso em pedra sabão, material vindo da cidade de Mariana-MG, mas ainda pinta fazendo com que as cores dancem; e escreve com dedicação.


O estilo que usa para criação de todo seu arsenal artístico é o seu “eu”, ou seja, não há técnica específica, como ele mesmo diz:

"A minha arte não se preocupa com estilos, movimentos, modismos ou opiniões críticas. Pinto telas e crio esculturas das coisas e seres que estão no meu ambiente, com a visão da minha cultura.
Meu estilo não é o estilo de um aborígine australiano tão do gosto de certos críticos, simplesmente porque não sou um aborígene. Tão pouco sou pós-moderno. Minha arte, meu estilo, sou eu. E eu sou eclético, sem ser sincrético!"

(Elói Inácio Carmezini)


É polêmico e contestador, mas é um senhor que carrega dentro de si a arte; e que quando externada com grande sentimentalismo nas várias habilidades artísticas que possui semeia a felicidade para aqueles que apreciam a arte.

Artista: Elói Carmezini

Texto : Eliane Ferreira

Música: Eu sei que vou te amar

Tom Jobim & Vinicius de Moraes

Projeto SP Arte

Roteiro das obras

"Três graças" - Escultura em madeira de cedro rosa - 1,04m de altura x 0,60 de largura - 1980.

"Sofrimento" - Terracota - 15 cm de altura - 1993.

"Regata" - Tinta acrílica sobre tela - 50 x 65 cm - 1993

"Estudo abstrato" Tinta acrílica sobre tela 30 x 40 cm - 1993

"Surreal I" - Tinta acrílica sobre eucatex. 45 X 60 cm - 2004

Sonia" - Tinta acrílica sobre eucatex. – 2001

"Crepúsculo" - Acrílico sobre tela - 50 x 60 - 1988.

"Vela ao vento" -Tinta acrílica sobre tela 30 x 40 cm - 1989

"Igrejinha II" - Tinta acrílica sobre tela. 20 x 30 cm - 1993

"Casa com hortências" - Acrílico disco de vinil - 1996.

"Retrato de Rita" - Acrílico sobre tela - 40 x 60 cm - 2000

"Alegria" - Acrílico sobre eucatex - 50 x 61 cm - 2001. Ref. 0891

"Igrejinha IV" -Tinta acrílica sobre eucatex. - 45 x 60 cm - 2003. Ref. 0997

"O Vinhateiro" - retrato de Artur Valentim Carmezini -Tinta acrílica sobre eucatex. 40 x 53 cm - 2003

Um comentário: